Como Colocar uma Mesa

Uma tarefa tão simples, mas que por vezes torna-se complicada por falta de informações corretas. Escolhi 3 tipos de mesa para apresentar a forma correta de posicionar os talheres e copos, é muito fácil.


Mesa Simples para o Dia a Dia
Numa refeição rápida os talheres básicos devem também ser colocados da maneira correta, pois não custa nada se habituar com uma mesa bem colocada, mesmo que simples.

Nesta mesa usamos apenas garfo, faca e um copo. A faca deve ser sempre colocada do lado direito, pois, sendo a maioria das pessoas destras, a mão direita é a que tem mais força para cortar as carnes. Deve ser colocada sempre com a lâmina voltada para o prato. Do lado esquerdo coloca-se o garfo. O copo deve ser colocado do lado direito, em cima da faca. O guardanapo pode ser posto no centro do prato , ou do lado direito junto, ao lado ou em baixo do garfo. 



Mesa Informal para Receber Amigos

Seus amigos merecem e vão notar. Uma mesa bem posta torna a refeição mais organizada e denota um cuidado especial com os convidados.
Aqui as regras são as mesmas da mesa anterior. 

PRATOS: Os pratos devem ser colocados na ordem em que são servidos, ou seja, o prato das entradas por cima do prato da refeição

TALHERES: Os garfos sempre à esquerda e devem ser colocados na ordem em que a refeição é servida, ou seja, se você vai servir primeiro o prato de peixe, então, de fora para dentro, primeiro vem o garfo de peixe e em seguida, o garfo da carne, geralmente o garfo de peixe é menor que o da carne. As facas são colocadas do lado direito, obedecendo a mesma lógica dos garfos, ou seja, primeiro a faca de peixe, e depois a faca de carne, sempre com as lâminas voltadas para o prato. As facas de carne costumas ser serrilhadas ou com lâmina afiada. O guardanapo segue a mesma posição descrita na mesa anterior . A colher de sobremesa deve ser colocada acima do prato, com o cabo voltado para a direita. 

COPOS: A lógica é a mesma dos talheres, primeiro o copo de vinho branco, visto que o primeiro prato geralmente é peixe, o segundo copo é o do vinho tinto pois este acompanhará as carnes , após o copo do vinho tinto, pode-se colocar o copo do sumo ou água. 


Mesa Formal
A regra é sempre a mesma e, só vamos acrescentar nesta mesa, uma colher, se a entrada for sopa, e deve ser colocada ao lado das facas. Em cima do prato, de fora para dentro, logo após a colher de sobremesa vem o garfo com o cabo voltado para a esquerda e depois a faca, sem esquecer que a lâmina é sempre voltada para o prato.  
O copo do espumante ou champanhe será o último, depois do copo de água pois este será servido por último e  acompanhará a sobremesa.O prato do pão , deve ser posto do lado esquerdo, em cima dos garfos. Colocar uma faca de manteiga atravessada.


.Dica de ouro: Os talheres "femininos", A faca, A colher, são sempre a direita, os "masculinos", Os garfos; à esquerda. 


TUTORIAL COMPLETO NO VÍDEO ABAIXO

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário